segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fé e Talentos


Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias (Hebreus 11:31)

Muitas vezes vemos pessoas multitalentosas na igreja. Fazem de tudo um pouco! Cantam, pregam, são incansáveis no trabalho missionário, contam histórias para crianças... Podemos ter duas reações perante essas pessoas: Sentir-nos incentivados, motivados ou inibidos, nos achando incapazes.
Não sei o que você pensa sobre seus talentos, mas Deus espera coisas diferentes de pessoas diferentes.
Raabe era uma prostituta que vivia nos muros de Jericó. Se hoje nós, em nossas casas, freqüentando nossas igrejas e construindo carreiras nos sentimos pouco talentosas, imagine o que se passava pela cabeça de Raabe, que viveu em uma época em que ser mulher já era uma grande desvantagem social, ainda mais sendo prostituta.
Mas um dia Raabe teve um encontro com Deus. Conheceu dois espias hebreus, que tinham como missão colher informações sobre Jericó, território que estavam prestes a conquistar.
A Bíblia não dá muitos detalhes. Creio que Raabe não tenha feito muitas perguntas, questionando ou pondo em dúvida a mensagem que recebeu dos visitantes hebreus. Ouviu de um Deus que perdoa, redime e salva, e seu interesse a partir daquele momento foi atuar na obra de seu novo Senhor.
O que ela tinha para oferecer? Abrigo. Naquele momento, ela usou com toda dedicação o seu talento para atuar na obra dAquele que é doador de todas as aptidões. Se em outros tempos sua hospitalidade foi utilizada em ações de que ela não se orgulhava, agora ela atuava no ministério da hospitalidade.
O nome de Raabe consta na lista dos heróis da fé (Hebreus 11:31). Pela fé, Raabe salvou a si e a sua família (Josué 6:17, 23, 25). Pela fé Raabe reconstruiu sua vida e seus sonhos, casando-se com Salmom, gerando a Boaz (Mateus 1:5).
O que me chama a tenção para a beleza da história de Raabe, o que considero mais lindo em sua vida, é o fato de Jesus ter nascido de sua linhagem! O plano de Deus para sua vida era muito maior e melhor do que ela poderia sonhar! Era plano de Deus que Raabe fosse usada em uma missão muito além de abrigar dois espias hebreus. Era plano de Deus usar Raabe para a vinda do Salvador do mundo.
Existe algo na obra de levar pecadores a Cristo que só você pode fazer. Muitos podem cantar ou pregar, mas só você sabe fazer aquela coisa, com aquele toque especial que é só seu. Raabe usou apenas um talento e o fez de um modo que só ela poderia.
Deposite seu talento nas mãos de Deus. Há muitas pessoas perecendo no mundo sem conhecer o Deus que salva. Por meio de seus talentos Jesus pode nascer para salvar o pecador. Seu nome estará na galeria de heróis da fé do Livro da Vida e da boca do Senhor ouvirá: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25:21)

6 comentários:

  1. Adorei amiga... Todos temos talentos e Deus tem aperfeiçoado o seu. Continue a alimentá-lo para que muitos possam ser salvos através de ti e do seu esposo. Amamos vcs!
    Mary e Denis!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tb acho fantástica a história de Raabe... Isso me faz pensar nas pessoas que se acham pecadoras demais para se chegar a Cristo... Essa história nos mostra que qualquer um que se voltar pra Jesus será bem recebido... Pq o nosso Deus é Deus de perdão, da amor, de misericórdia...
    Adorei amiga, vc realmente escreve muito bem, sou sua fã!!rsrs!
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Amiga tivemos semana de oração de mordomia na igreja do Peró, e Eduardo me pediu pra pregar sobre talentos, dai não sabia o q pregar, foi quando li esse relato no seu blog e comecei a montar minha pregação, e pra honrra e glória de Deus foi muito proveitosa, atravéz da história de Raabe muitos irmãos da igreja do Peró estão descobrindo seus talentos!!!
    Willi
    Que Deus abençoe seu ministério, e te conhcendo como eu conheço tenho certeza que vc tem exercido com muita alegria e dedicação!!!
    bjkssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de informar q neste artigo existe uma informação errada .. Raabe naum casou-se com Boaz, mas sim com Salmom ..


    Tinham estado em perigo, em Jericó e tinham sido salvos pela fidelidade de Raabe, a meretriz, para casa de quem se tinham dirigido em busca de protecção. Quando a cidade de Jericó caiu (Js 6:17-25), Raabe e toda a sua família foram salvos, de acordo com a promessa dos espias, tendo sido incorporados no povo judeu. Ela depois casou-se com Salmom, um príncipe da tribo de Judá (Rt 4:21; 1Cr 2:11; Mt 1:5).

    Atenciosamente

    Emily

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Emily.
    Já está corrigido.
    Deus continue te abençondo.

    ResponderExcluir