sábado, 18 de setembro de 2010

O tempo


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:

há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;

tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;

tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;

tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;

tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.



Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim

Eclesiastes 3:1-8 e 11


Tenho duas filhas. Anne e Maria Clara. Anne fez 19 anos mês passado e Maria Clara tem apenas quatro meses. Quando olho pra o contraste entre as duas tenho a real dimensão da rapidez com que o tempo passa e percebo o quanto é fundamental valorizar o tempo. Elas estão em fases completamente diferentes de dependência de mim. Uma não precisa mais de mim pra quase nada e outra pra tudo. Outro dia mesmo a Anne era do tamanho da Clara, que numa piscada de olhos atrás estava com o rostinho inchado, vindo ao mundo pelas mãos da Dra. Ângela.
O tempo é um dom de Deus. Quantas pessoas queriam ter tido apenas uma hora a mais de vida e não puderam, enquanto nós, jogamos o tempo fora, como se os ponteiros do relógio pudessem voltar atrás.
Há uma grande responsabilidade no uso do tempo em todos os aspectos da nossa vida. Quando Deus nos abençoou com filhos, deu-nos também a responsabilidade de dedicar tempo em quantidade e qualidade a eles. Há pais que ficam em casa com os filhos por horas, mas não lhes dão atenção alguma. E há aqueles também que, por diversos motivos, não estão em casa em boa parte do dia.
Deus, que é Deus, fez tudo formoso no seu devido tempo, de modo organizado. Poderia ter feito tudo junto, já que Ele tudo pode, mas, pra nos ensinar como fazer, fez as coisas organizadamente e de modo belo pra que, a eternidade que ele pôs no nosso coração, pudesse continuar sendo nosso propósito de vida e enfim podermos descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.
É nossa responsabilidade cuidar do nosso tempo para que coisa alguma nos impeça de estar com Cristo na Eternidade e, sobretudo, pelo nosso bom exemplo de pessoa que ama sinceramente ao Senhor, nossos filhos também trilhem no caminho eterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário