terça-feira, 19 de maio de 2009

Desafio de ensinar adultos a ler e escrever


Meu marido é pastor do distrito de Travessão, em Campos dos Goitacazes. Temos efetivamente sete pontos de pregação, entre igrejas e grupos, todos em área basicamente rural.

É uma realidade muito dura. São pessoas que sofrem com a falta de tudo e é difícil até mesmo saber por onde começar para ajudá-las.


Uma das coisas que me chama a atenção e me inquietam o espírito desde que chegamos aqui, no fim de janeiro deste ano, é o alto índice de analfabetismo. Quando vivemos na cidade perdemos a noção dessa triste realidade brasileira.


Temos crianças que já passaram do terceiro ano e não sabem ler ainda e, pior ainda, adultos - muitos adultos! - que não conseguem ler ou escrever.


Estamos terminando uma conferência bíblica em uma localidade chamada Arraial, em Travessão. Cerca de 80% do nosso auditório não sabe ler e meu grande desafio agora é ensiná-los.


Mas como vou fazer isso, se não sou professora e não tenho nenhuma experiência em sala de aula? Como montar uma turma em um local sem carteiras ou quadro de giz e sem dinheiro para comprar?


Não vou esconder que estou com um misto de sentimentos no meu coração. Sinto medo, pela falta de experiência, sinto ansiedade, pela vontade de ajudá-los e de usar esse meio como mais uma forma de levar a palavra de Deus até eles e ânimo, pelo tamanho do desafio que representa!


Isso significa que tenho lutado para destruir meu eu e me colocar nas mãos do Senhor, para que ele substitua todas essas inquietações por Sua capacitação pelo poder do Espírito Santo.


Conto com a oração de vocês!

4 comentários:

  1. Amada, que tal criar parcerias?
    Trabalho social como este tem grande abertura em qualquer prefeitura.
    Montar um projeto, tenho CERTEZA de que vc é capaz. Colocá-lo emabaixo do braço e levá-lo pra dentro de uma secretaria de educação ou serviço social é chupeta pra vc. E se não conseguir por lá, empresa pra bancar isso é que não falta.
    Aciona seus contatos!
    Se acha que posso contribuir de alguma forma (além de orar), manda o sinal.

    ResponderExcluir
  2. Marcely tenho certeza que você conseguira e muito em breve estará com um espaço totalmente equipado para iniciar o trabalho de alfabetização que tanto almeja.
    Uma amiga , professora, possui o curso de alfabetização para adultos . Se lhe interessar entre em contato.
    Como a amiga do comentário acima você tem que fazer parcerias, em principio, até com os membros de sua igreja.
    Tenho certeza você confia no Senhor e tudo que almeja será realizado.
    A paz do Senhor e conte com o Jornal TOCHA -Esporte, Cultura e Meio Ambiente .

    ResponderExcluir
  3. Queridos,
    obrigada pelas palavras carinhosas e incentivos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir